Na Janela - Laboratório de Videodança - Núcleo de Criação e Produção

 Descrição: O projeto nasceu em 2012 com o Laboratório de Videodança com o objetivo de investigar, estudar, experimentar trabalhos de videodança. Produzimos diversos trabalhos, alguns deles selecionados em festivais; o grupo de 2012 se transformou em Núcleo de Videodança, que se firmou como coletivo Na Janela. Em 2013 e 2014, o grupo continuou com pesquisas, experimentações, produção de videodanças e eventos junto com a comunidade acadêmica e local. Foi um grupo heterogêneo formado por artistas, alunos e professores que vieram da dança, do cinema e das artes visuais. Durante sua realização, foi o único coletivo voltado à pesquisa e produção em videodança em Curitiba.

Integrantes

Prof. Demian Garcia (Coordenador) e Prof.a Ana Flávia Lesnovski;

Estudantes: Fernanda Dantas, Camila Carneiro, Jéssica Oliveira, Marilia Zamilian, Gabriela D’Angelis, Elisa Ratts

Período de realização: 2012-2015


Grupo de Estudos de Cinema de Horror

 Descrição: O grupo de estudos foi formado para pesquisar sobre o cinema de horror, em vários recortes, passando por escolas, épocas e países diferentes. Existe uma carência de materiais publicados sobre essa área no Brasil, portanto, este grupo foi formado para fomentar e produzir materiais que pudessem ajudar na construção de um pensamento voltado para esta área do cinema e audiovisual, objetivando estudar, pesquisar e debater questões ligadas a este gênero cinematográfico.

Integrantes

Prof. Demian Garcia (Coordenador);

Estudantes: Miguel Haoni, Leticia Weber, Gaziela Braz, Guilherme Luiz Lourenço, José Fernando Costa, Christofer Pallú, Leda Gambús, Teobaldo Scussel, Erick Moro, Alexandre Magno, Cauby Monteiro, Taynan Carvalho, Matheus Kerniski, Paulo Vitor da Costa.

Período de realização: 2013-2014

Grupo de Estudos de Som para Cinema

 Descrição: O grupo de estudos foi formado para pesquisar o som para cinema – sua construção tanto estética como técnica – a partir de trabalhos de leituras, análises e experiências práticas. Até aqui, as teorias sobre o cinema, em geral, trabalham pouco ou tratam o som como um domínio reservado e menor. O pensamento tecnicista dos cursos (que foca-se na utilização dos equipamento e softwares) não se expande para o tratamento estético e conceitual que deve vir junto. A importância dessa reflexão e análise indo ao encontro com a técnica foi o ponto de partida deste grupo.

Integrantes

Prof. Demian Garcia (Coordenador);

Estudantes: Felipe Augusto Ribeiro, Shai Oliva Alon, Ricardo Thomasi, André Luiz Nichelatti, Haroldo Castro Alves, Jéssica Rolim de Paula, Louanny Bueno, Pedro Ribeiro.

Período de realização: 2014


A experiência do Olhar

 Descrição: Objetivo Geral: Promover oficinas de formação de sensibilidade para leitura e construção de narrativas audiovisuais em comunidades onde há acesso limitado às obras audiovisuais representativas da identidade cultural brasileira, local e latino-americana. Tal formação de público para o cinema brasileiro e latino-americano deve estabelecer uma interação entre estudantes e comunidades, além de criar condições de acesso aos filmes e a uma experiência de produção de filmes curtos pela própria comunidade. 2009/1.º semestre: Colombo – ficção; 2009/2.º semestre: Matinhos – documentário; 2010/1.º semestre: Cerro Azul – ficção; 2010/2.º semestre: Paranaguá – documentário.
Integrantes

Eduardo Tulio Baggio (Coordenador). Professor Pedro Plaza Pinto.


III Seminário Nacional Cinema em Perspectiva

Descrição: O Seminário de Cinema em Perspectiva apresenta-se como evento permanente no calendário acadêmico das atividades científicas e culturais, instigando projetos de pesquisa na Graduação e Pós-Graduação, gerando, de forma mais concreta, grupos de pesquisa.  Cria-se a possibilidade efetiva de auxiliar os discentes dos Cursos de graduação e pós-graduação em Cinema em suas produções científicas e culturais que possam ser apresentados nas diferentes modalidades de participação oferecidas no evento: conferências, mesas redondas, palestras, simpósios, comunicações, oficinas, mostras de filmes. O projeto prevê o incremento e qualificação destas produções científicas dos discentes da FAP, oriundas de trabalhos acadêmicos, cursos de extensão, projetos de pesquisa de iniciação científica, projetos de TCC, projetos de mostras de cinema, além de promover a integração do corpo docente na produção científica ao redor de mesas temáticas, oficina, workshops, o que possibilita um maior intercâmbio de conhecimentos e, consequentemente, uma melhora significativa na qualidade da produção, tanto dos discentes orientados, como dos professores orientadores.

Integrantes

Salete Paulina Machado Sirino (Coordenadora); Professores Acir Dias da Silva, Demian Albuquerque Garcia, Eduardo Tulio Baggio, Fabio Allon dos Santos, Fábio Luciano Francener Pinheiro, Luiz Fernando Severo, Marcos Henrique Camargo, Solange Straube Stecz, Tiago Alvarez, Zeloí Martins. Estudantes do Curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo e do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Cinema, com ênfase em Produção.

Período de Realização: 2014

Cinema Brasileiro na Escola

 Descrição: O Projeto de Extensão Cinema Brasileiro na Escola, vinculado ao Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras, da SETI/PR, ocorrido entre julho de 2013 e agosto de 2014, ofereceu aos graduandos e egressos do referido Curso, a possibilidade de participar de um projeto de extensão voltado à capacitação de Professores da rede estadual de ensino da cidade de Curitiba, em especial de Artes e Língua Portuguesa, para o uso educativo do Cinema Brasileiro. A primeira etapa – Retrospectiva Histórica do Cinema Brasileiro – ocorreu no segundo semestre de 2013, com as seguintes abordagens: Cinema Brasileiro – origens e pioneiros; Vanguardas e Limite; As tentativas de industrialização – anos 40 e 50; O Cinema Novo e a ruptura; Cinema Marginal; O retorno ao público e a Embrafilme – anos 70; Anos 90 e o cinema da Retomada; e O cinema contemporâneo. A segunda etapa ocorreu no primeiro semestre de 2014, com os seguintes temas articulados à análises de filmes nacionais: Introdução à Análise Fílmica; O Roteiro de cinema, exibição e análise do filme O Palhaço, de Selton Mello; Direção e autoria, exibição e análise do filme O Som ao Redor, de Kléber Mendonça Filho; A direção de fotografia fílmica, exibição e análise do filme Abril Despedaçado, de Walter Salles; Direção de arte em cinema, exibição e análise do filme Durval Discos, de Anna Muylaert; A montagem fílmica, exibição e análise do filme Lisbela e o Prisioneiro, de Guel Arraes; O som em cinema, exibição e análise do filme Tropa de Elite, de José Padilha; e Produção de cinema – o realismo no cinema, exibição e análise do filme São Bernardo, de Leon Hirszman. A terceira etapa ocorreu no primeiro semestre de 2014: Entre maio e julho, os professores da rede estadual de ensino, que participaram das etapas acima, promoveram em escolas da cidade de Curitiba o ensino do Cinema Brasileiro. A quarta etapa – Seminário voltado aos professores da rede pública de ensino, da cidade de Curitiba, Paraná – foi realizada em agosto de 2014, contemplando: Síntese dos textos que compõem o livro Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa, por parte de seus autores, dentre eles docentes, acadêmicos e egressos do Curso de Cinema e Vídeo, da UNESPAR/Campus de Curitiba II / FAP; Apresentação da reflexão sobre a práxis de ensino do Cinema Brasileiro por parte dos professores participantes do curso junto às escolas públicas de ensino.

Integrantes

Salete Paulina Machado Sirino (Coordenadora). Professor Fábio Luciano Francener Pinheiro. Estudantes graduandos e egressos do Curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo da UNESPAR/FAP: Agnes Vilseki, Bianca Passeto, Carla Abraão, Érica Ignácio Costa, Fabio S. Thibes e William Manfroi.

Período de Realização: 2013-2014


II Seminário Nacional Cinema em Perspectiva

 Descrição: O Seminário Cinema em Perspectiva – evento nacional – teve como propósito oferecer aos participantes um espaço aberto para o diálogo envolvendo profissionais da área de cinema e áreas afins, tendo em vista o cinema e os desafios da multiplicidade de perspectivas contemporâneas, assim contempla em sua programação um conjunto de atividades como a realização de conferências, mesas redondas, palestras, simpósios, comunicações, oficinas, mostras de cinema, as quais buscam abranger o papel das diferentes perspectivas do cinema e seu caráter multidisciplinar. Este projeto buscou incentivar, preparar, orientar e executar as práticas de preparação e estudo das pesquisas, das produções intelectuais e outras atividades desenvolvidas, no campo de investigação do Cinema e Audiovisual, desenvolvidas ao longo do ano letivo nos diferentes segmentos do Curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo e do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Cinema, com ênfase em Produção, da UNESPAR/FAP.

Integrantes

Salete Paulina Machado Sirino (Coordenadora); Professores Acir Dias da Silva, Demian Albuquerque Garcia, Eduardo Tulio Baggio, Fabio Allon dos Santos, Fábio Luciano Francener Pinheiro, Luiz Fernando Severo, Marcos Henrique Camargo, Solange Straube Stecz, Tiago Alvarez, Zeloí Martins. Estudantes do Curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo e do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Cinema, com ênfase em Produção.

Período de Realização: 2013


Cinema Universitário Argentino e Brasileiro 

 

Descrição: Projeto de Extensão voltado à realização daMostra de Cinema Universitário Argentino e Brasileiro” objetivando contrapor produções universitárias brasileiras e argentinas por meio da exibição de curtas-metragens, seguido de um debate com o professor, escritor e crítico de cinema, José Carlos Avellar, bem como do professor da UFPR Pedro Plaza. O evento pretendeu refletir sobre mitos e verdades acerca da qualidade cinematográfica entre os dois países, ao tomar como ponto de partida o ensino superior no cinema, exibindo filmes universitários – ficção e documentário –  recentes do Brasil e da Argentina.

Integrantes

Salete Paulina Machado Sirino (Coordenadora); José Carlos Avellar e Pedro Plaza (Convidados); Estudantes do 6º período do Curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo.

Período de Realização: 2013


Paisagens transculturais: diálogos com o cinema contemporâneo

 Descrição: Reflexão sobre o Cinema Contemporâneo a partir da exibição do filme Os Famosos e os Duendes da Morte (2009), de Esmir Filho e lançamento e debate sobre o livro No Coração do Mundo: paisagens culturais com o autor deste livro, Denílson Lopes. Tal debate visou o estudo sobre características e conceitos que marcaram a produção cinematográfica dos últimos vinte anos, entre elas, o lugar do sujeito contemporâneo no mundo e no cinema.

Integrantes

Salete Paulina Machado Sirino (Coordenadora); Escritor e Professor Denilson Lopes (Convidado); Professores Ana Lesnovski, Fábio Luciano Francener Pinheiro e Denise Araújo (debatedores); Estudantes do 6º período do Curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo.

Período de Realização: 2012


Reflexões sobre estrutura curricular de cursos de cinema no Brasil

 Descrição:  Ampliar a discussão sobre os modelos de currículos para Cursos de Cinema por meio da partilha de experiências teóricas e práticas acerca deste tema de Professores de Cursos de Cinema de outras IES do Brasil, a exemplo da UFF, UFPA e da USP; as experiências dos egressos do próprio curso, de profissionais de televisão, produtores, diretores e críticos de cinema. Este evento teve a seguinte programação: As experiências dos novos currículos dos cursos de cinema frente às determinações da Normativa nº 10/2006 do MEC; Intercâmbio de experiências pedagógicas de cursos de cinema da UFF, USP, UFPA; Os desafios do mercado profissional e da sociedade com a emergência digital, as novas mídias, os projetos multiplataformas, a TV Didital e a (re)configuração da atividade cinematográfica diante destas transformações; O olhar dos egressos do curso de Cinema e Vídeo da FAP sobre o mercado profissional; O olhar do acadêmico sobre a matriz curricular atual e sobre a perspectiva de reestruturação tanto para a dinâmica do mercado quanto para a área de pesquisa; Mostra de filmes dos estudantes do Curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo.

Integrantes

Salete Paulina Machado Sirino (Coordenadoras). Professores Solange Straube Stecz e Marcos Camargo. Estudantes do Curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo.

Período de Realização: 2011


Uma leitura do Cinema Brasileiro

 Descrição: Curso de formação de Professores de Artes, do NRE/Toledo, visando o uso educativo do Cinema Brasileiro. Projeto de Extensão realizado na cidade de Cascavel, pelo Curso de Licenciatura em Letras, do CECA, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – a UNIOESTE.

Integrantes

Salete Paulina Machado Sirino (Coordenadora). Professores de Artes do NRE/Toledo.

Período de Realização: 2008