tel. (41) 3551-1140   E-mail: cinema@unespar.edu.br
GPCINE – ESTUDOS DO CINEMA

 

Ano de formação: 2009

 

Descrição: Estudo do cinema e da cultura cinematográfica; a interpretação, a linguagem e a arte são diferentes faces entrelaçadas que compõem o campo geral das pesquisas e estudos do GPCINE. Grupo de Pesquisa e Estudos do Cinema, que investiga aspectos culturais, estéticos, econômicos, educacionais e políticos relativos ao cinema. Grupo vinculado ao Curso de Cinema e Vídeo da UNESPAR/Campus de Curitiba II, que objetiva estudos e divulgação dos aprofundamentos de trabalhos práticos e teóricos a partir do movimento do conteúdo manifesto nos objetos cinematográficos e seu ordenamento cronológico e conceitual disperso na história e no tempo.

 

Líderes: Salete Paulina Machado Sirino e Acir Dias da Silva

 

Participantes/Pesquisadores:

Acir Dias da Silva

Fabio Luciano Francener Pinheiro

Marcos Henrique Camargo Rodrigues

Salete Paulina Machado Sirino

Solange Straub Stecz

 

Linhas de Pesquisa:

 

Cinema Brasileiro: da Criação à Difusão

Descrição: Estudos sobre a produção fílmica brasileira, entendendo que a elaboração, planejamento e execução perpassam aspectos de criação, realização e difusão de cinema. Reflexão sobre os aspectos criativos do cinema , roteiro, direção, arte, fotografia, montagem, som, intrínsecos aos aspectos de produção e difusão de cinema.

Coordenação: Salete Paulina Machado Sirino

 

Cinema e Educação

Descrição: Estudo das relações entre cinema e educação, tendo como pressuposto geral a pedagogia da criação e de fruição, proposta por Alain Bergala. Reflexão teórica apoiada nas práticas extensionistas realizadas com crianças e adolescentes pelos integrantes do grupo.

Coordenação: Solange Straub Stecz

 

Cinema e Interpretação

Descrição: Estudos e pesquisas as ligações transdisciplinares entre os diferentes meios cinematográficos e artísticos analisando forma e conteúdo nos processos artísticos e suas matrizes de interpretação.

Coordenação: Acir Dias da Silva

 

Meios e Mensagens Audiovisuais:

Descrição: Pesquisa as ligações transdisciplinares entre os diferentes meios de comunicação das artes analisando forma e conteúdo nos processos artisticos.

Coordenação: Marcos Henrique Camargo e Fábio Luciano Francener Pinheiro

 

Endereço no diretório de grupos do cnpq:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6731346137013380#identificacao

CINECRIARE – CINEMA: CRIAÇÃO E REFLEXÃO

 

Ano de formação: 2014

 

Descrição: O objetivo principal do grupo é pesquisar o cinema enquanto campo delimitado entre arte e comunicação. O foco é dirigido, de um lado, ao que o cinema traz em seus discursos constituídos, os filmes; e de outro lado ao que o cinema oferece em seus atos criativos, os processos de realização cinematográfica. Os discursos constituídos como filmes abrem espaço para análises que transitem por correlações artísticas, teóricas, educacionais, históricas, sociais e políticas. Os processos de realização permitem analisar a criação em suas correlações criativas, de ensino, tecnológicas e econômicas.

 

Líder: Eduardo Tulio Baggio

 

Participantes/Pesquisadores: 

Aline Aparecida de Souza Vaz (UTP)

Ana Johann (UNESPAR)

Beatriz Ávila Vasconcelos (UNESPAR)

Camila Macedo Ferreira Mikos (UFPR)

Camile Bolson (UNESPAR)

Cristiane do Rocio Wosniak (UNESPAR)

Cynthia Leticia Schneider (IFPR)

Dagoberto Ludwig Schelin (Philipps University Marburg / Alemanha)

Danilo Custódio (UNESPAR)

Demian Albuquerque Garcia (UNESPAR)

Débora Regina Opolski (UFPR)

Eduardo Tulio Baggio (UNESPAR)

Eduardo Savella (UNESPAR)

Erick Moro (UNESPAR)

Evaldo Sérgio Vinagre Mocarzel (USP)

Felipe Ribeiro (UNESPAR)

Jéssica Lorena (UNESPAR)

Leda Gambús

Juslaine de Fatima Abreu Nogueira (UNESPAR)

Luis Fernando Severo (UNESPAR)

Marina Graciano

Paulo Roberto Munhoz (UNESPAR)

Rafael Tassi Teixeira (UNESPAR)

Waleska Antues (UNESPAR)

Linhas de Pesquisa:

 

Análise dos processos de realização cinematográfica

Descrição: O objetivo da linha é estudar os processos de realização do cinema em suas características criativas, econômicas, tecnológicas e de aprendizagem.

Coordenação: Eduardo Tulio Baggio

 

Análise dos discursos cinematográficos

Descrição: O objetivo da linha é analisar os discursos fílmicos em seus aspectos artísticos, teóricos, educacionais, históricos, sociais e políticos.

Coordenação: Rafael Tassi Teixeira

 

Endereço no diretório de grupos do cnpq:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4364307271014839#identificacao

.