TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

A partir daquilo que vivenciou e aprendeu nas diferentes disciplinas oferecidas e em sua inserção em grupos de pesquisa, estudos e/ou extensão, bem como levando em conta a afinidade com áreas de investigação dos docentes da Unespar, o estudante constrói, no sexto período do curso, um projeto próprio de pesquisa que resultará em seu Trabalho de Conclusão de Curso, a ser desenvolvido sob a orientação de um professor.

O TCC pode ser desenvolvido nas seguintes modalidades:

 

I – MODALIDADE TEÓRICA: trabalho escrito na forma de MONOGRAFIA. Individual;

II – MODALIDADE TEÓRICO-PRÁTICA: trabalho de PRODUÇÃO AUDIOVISUAL acompanhado de trabalho escrito na forma de MEMORIAL ARTÍSTICO-REFLEXIVO. Poderá ser realizado em grupo com, no máximo, 4 alunos;

Ao final de cada semestre, o curso realiza um Seminário Discente de Pesquisa em Cinema: Semana de Qualificação e Defesa de TCCs, como evento integralizador das múltiplas possibilidades de pesquisa na área do Cinema e do Audiovisual. Ao final do sétimo período, os estudantes passam por uma banca de Qualificação, composta pelo orientador e mais dois profissionais que possam avaliar e contribuir com apontamentos críticos e sugestões aos seus trabalhos, ainda em andamento, bem como os estudantes concluintes (oitavo período) fazem as Defesas de TCCs, também avaliadas por uma banca composta por dois profissionais e presidida pelo orientador.

A compreensão de pesquisa em Arte/Cinema da UNESPAR nasce de uma concepção que tanto entende a realização audiovisual como resultado de pesquisa e produção de conhecimento, quanto procura imbricar um trabalho de escrita autoral que autenticamente coloque-se em diálogo, de modo singular, a partir de problematizações próprias, com conceitos/ideias/teorias. Tal textualidade deve ser inserida em um gênero discursivo cujo formato tenha aceitabilidade acadêmica, ainda que subvertendo o logos cientificista da escrita positivista-moderna, lançando este texto a intersecções com uma escrita estética.

O curso de Cinema e Vídeo da UNESPAR também tem procurado fazer com que as investigações de nossos orientandos de TCC estejam, cada vez mais, articuladas aos projetos de pesquisa dos docentes, inclusive incluindo-os nos grupos a que pertencem os professores.