FÁBIO PINHEIRO

Fabio Luciano Francener Pinheiro acredita que o cinema é uma arte popular. Um filme deve se comunicar e sobretudo tocar o coração e a mente (nesta ordem) das pessoas, pois os grandes filmes, aqueles que de tão imensos são parte do espírito humano, superam as representações de outros mundos e se tornam o próprio mundo.

Admira os filmes como sonhos coletivos compartilhados, como mentiras que dão forma à abstração da realidade, como narrativas que seduzem e dão algum sentido onde sentido parece não mais existir.

Gosta de séries (era fã de Arquivo X, hoje conversa com Tony Soprano e Walter White, entre outros tipos estranhos e fascinantes), ficção histórica (adora Bernard Cornwell), de História e história, memória e coisas do imaginário.

Conversa com seus gatos, xinga e passa raiva com o Atlético-PR e mantém longos e intensos diálogos com livros e filmes. Fã de Clint Eastwood, Fellini, Leone, Hitchcock, Kubrick e John Ford. Aplaude Chaplin, Mastroianni e Kim Novak. Assiste todos os anos, no Natal, A Felicidade não se Compra e continua se emocionando com o filme de 1946.

Gosta de ler e estudar diversos assuntos ao mesmo tempo, misturando, em critérios pós-pós-modernos, Kubrick e relatos do Dia D, mágica e cognição, Hqs e biografias de ditadores, ficção policial e a quarta dimensão, tarot com literatura japonesa, Game of Trones com almanaque dos anos 70, Nova Hollywood e histórias da vida privada.

No tempo livre, tenta fazer bolos e, às vezes, acerta. Adora viajar: gosta de observar o movimento de pessoas e bagagens em aeroportos. Pretende dar a volta ao mundo, mas ainda não sabe quando.

Tem saudades dos cinemas de rua, que frequentou em sua infância.

Doutorando em História, Teoria e Crítica pelo Programa de Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Tem especializações em Produção Independente em Cinema e Vídeo pela FAP-PR e em Administração pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná. É graduado em Comunicação Social pela PUC-PR. Cursou Letras na UFPR.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232317E4