GRUVI - Grupo de Videoclipes

 

Descrição: O projeto de extensão GRUVI – Grupo de Videoclipes visa tanto exibir quanto estudar videoclipes de artistas que são referências no formato. O projeto busca também complementar uma lacuna da formação acadêmica, botando os participantes em contato com artistas locais para conhecerem suas videografias, seus conceitos e para terem à disposição faixas musicais e transformá-las em videoclipes na prática.

Integrantes

Coordenador: Prof. Fábio Allon

Alunos: Daniele Durães, Rodrigo Pinto, Vinicius Gomes, Natasha Durski, Joubert Arrais, Cauê Matias, Bruno Gusso, Bruna del Valhe, Eduardo Martini, Bianca Ribas, Camila Sailer, Vitor Sawaf, Juliana Vilela, Andrei Carvalho, Bruno Becker, Anna Clara Petracca, Claudio Weingartner, Thiago Buhrer, Luiz Mira, Tulio Francisco, Vitor von Holleben, Flávia Wolfart, Ana Giacondino, Nicole Loiola, Renan Turci, Marcela Patricio, Shai Oliva, Isabela Lima, Isabela Aruana, Gabriela Quadros, Tiago Lipka, Luciane Carvalho, Vitor Hoffmester, Tami Taketani, Estêvão Firmino, Gabriel Kairof, Heloisa Reitenbach, Angelo Brum, Sérgio Santos, Conrado Massami, Danilo Custódio, Murillo Marchesi.


HATARI! - Grupo de Estudos de Cinema

 

Descrição: O grupo de estudos se propõe a pesquisar o cinema, as diversas escolas, estilos, gêneros, passando por épocas, cinematografias e países diferentes. Existe uma carência de materiais impressos publicados no Brasil, portanto, pretendemos fomentar, assim como produzir textos que possam ajudar na construção de um pensamento voltado para a crítica e reflexão sobre o cinema e audiovisual. O objetivo é estudar, pesquisar, debater questões estéticas, políticas, mercadológicas, históricas e artísticas ligadas ao cinema e publicar uma revista de cinema semestral, contendo críticas, ensaios e artigos. Cada edição será dedicada a um tema, o que vai gerar um dossiê específico para cada publicação.

Coordenador:  Prof. Eduardo Túlio Baggio.


EDUCINE - Laboratório de Cinema e Educação

 

Descrição: Laboratório de reflexões e práticas de formação em cinema e educação.

Coordenador:  Prof. Solange Stecz.


PRO-REAL - Programa de Realização e Estudos de Realização Audiovisual

 

Descrição: O Programa de Extensão PRO REAL visa aglutinar, organizar e sistematizar ações de projetos de extensão como o RUAS BRASILEIRAS – Realização de Documentários e o CINE EGRESSO – Exibições e Estudos Cinematográficos. O primeiro está diretamente ligado ao ato de realização cinematográfica e o segundo visa o estudo e discussão de processos de realização cinematográfica utilizados por egressos do Curso de Cinema e Vídeo da UNESPAR-FAP. Assim, ficam delineadas os dois caminhos essenciais do projeto. Tal proposta justifica-se pela necessidade de estabelecer projetos de realização audiovisual por parte do Curso de Cinema e Vídeo da UNESPAR-FAP para que estas tornem-se experiências educativas para os alunos do curso ao mesmo tempo em que resultem em produção cultural e de conhecimento que propicie a interação da atuação típica do curso com a comunidade, quando da exibição dos materiais produzidos. Do ponto de vista dos estudos sobre realização o projeto se justifica como proposição de ações que busquem aprimorar o estudo e o conhecimento sistematizado sobre os processos de realização audiovisual colaborando para que experiências internas e externas à Universidade se tornem conhecidas dos alunos e demais interessados. Objetivos: – Desenvolver atividades de realização audiovisual pertinentes aos projetos associados a este programa que visem a experiência da prática com alunos e a difusão cultural e de conhecimentos. – Desenvolver atividades de estudos pertinentes aos projetos associados a este programa que visem o levantamento e a discussão de processos de realização audiovisual.

Integrantes

Prof. Eduardo Tulio Baggio (Coordenador), Prof. Tiago Mendes Alvarez. Prof. Fernando Severo.


CINE EGRESSO - Exibições e Estudos Cinematográficos

 

Descrição: O Projeto de Extensão CINE EGRESSO visa exibir e estudar obras cinematográficas que tenham tido a participação criativa de alunos egressos do curso de Cinema e Vídeo da UNESPAR-FAP em qualquer âmbito da realização cinematográfica, tais como o roteiro, direção, direção de fotografia, edição, desenho de som, produção etc. As exibições serão seguidas de um debate estimulado por um debatedor e aberto para a participação da plateia. O debate terá foco nas questões da realização cinematográfica pertinentes ao profissional (egresso) convidado e será registrado para posterior transcrição, edição e publicação como material de referência para pesquisas na área da realização audiovisual. Justifica-se tal projeto como ação que agrega egressos e atuais estudantes do curso de Cinema e Vídeo da UNESPAR-FAP em um processo de troca de experiências, além de propiciar a constituição de material de referência sobre o assunto. Objetivos: – Promover exibições cinematográficas e debates com profissionais egressos do curso de Cinema e Vídeo da UNESPAR-FAP. – Criar material de referência para pesquisa sobre processos de realização audiovisual.

Integrantes

Prof. Eduardo Tulio Baggio (Coordenador), Prof. Professor Fernando Severo. Aluno: Danilo Custódio e Waleska Antunes.


CINEMA NA LAPA – Mostras e Cursos para a Comunidade

 

Descrição: O projeto Cinema na Lapa foi idealizado como parte  da programação oficial do VI Festival de Cinema da Lapa e financiado com recursos do Fundo Paraná em 2013. Tem  continuidade nos anos de 2014 e 2015 com recursos do Festival de Cinema da Lapa, organizado pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa e apoio da Prefeitura Municipal da Lapa. Consta de realização de oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes, mostra de filmes brasileiros  em comunidades da área rural do município da Lapa e, em 2015, amplia sua atividades com a realização de seminários sobre cinema e educação e implantação da lei 13.006 com professores da rede municipal de ensino do município. As oficinas, com duração de 40 horas, realizadas no período que antecede ao Festival, visam promover  compreensão, sensibilização e produção audiovisual por crianças e adolescentes. Os filmes produzidos são apresentados na abertura do Festival de Cinema da Lapa. 2013 (primeira fase)  – Produção de dois curtas metragem, em oficinas realizadas no centro da cidade, apresentados na abertura do VI Festival de Cinema da Lapa em 06 de novembro de 2013. Mostra de filmes  brasileiros (período pré-Festival): Comunidade Santa Regina/Mato Preto – “ O Sal da Terra”, de Eloi Pires Ferreira”. Centro da Juventude Alexandre Weinhardt – “ Brichos I”, de Paulo Munhoz”. Público Salão Comunitário Feixo –  Belarmino e Gabriela”, de Geraldo Piolli” Comunidade São Bento – O Sal da Terra”, de Eloi Pires Ferreira, Total de Público : 370 pessoas. 2014 (segunda fase) –  Produção de três curtas metragem, em oficinas  realizadas  na Comunidade Quilombola do Feixo / Escola Rural Dirceu Batista da Luz e Centro da Lapa – Pousada Tropeira; Período de Realização: 10 de outubro a 09 de novembro 2014. Apresentação na abertura do VII Festival de Cinema da Lapa em 25 de novembro de 2014. Mostra de filmes brasileiros (período pré-Festival): Paróquia Imaculada Conceição  Mariental – O Corintiano  ( 1966) Direção: Milton Amaral Comunidade Rural Feixo – O Puritano da Rua Augusta (1965) Direção: Amácio Mazzaropi Núcleo Leiteiro – Betão Ronca Ferro (1970) – Direção: Geraldo Afonso Miranda, Pio Zamuner e Mazzaropi Carqueja  Santos Reis –  Tarde Cultural no Santos Reis – Jecão… Um Fofoqueiro no Céu (1977) Direção: Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi Total de Público:  600. 2015 (terceira fase) – Prevista realização de duas oficinas, mostra de filmes  itinerantes e seminário com professores  da rede municipal.

Integrantes

Professora Solange Straube Stecz  e Professor Luiz Fernando Severo (Coordenadores). Primeira fase (2013) – Rudolfo Auffinger (egresso), André Aparecido Medeiros, Ana Esperança Rodrigues da Silva, Thiago Henrique Cardoso, Jefferson Grochovski Ferreira; Alana Rodrigues de Asevedo Bomfim Lima, Natasha Corregio, Ana Carolina Mira Porto, Jéssica Lorena Bremem. (graduandos) Segunda fase (2014) – Rudolfo Auffinger (egresso), Ana Carolina Mira Porto, Jéssica Lorena Bremem, Isabele Orengo, Jandir  Santini, Vinicius Comotti (graduandos).

Período de Realização: 2013 a 2015