EDUARDO BAGGIO

Eduardo Baggio é cineasta com ênfase em documentarismo, pesquisador, curador de festivais de cinema e professor universitário. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo (UFPR), especialista em Comunicação Audiovisual (PUC-PR), mestre em Comunicação e Linguagens (UTP) e doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Em todos os casos o seu foco maior de estudos foi o cinema, sempre que possível.

Trabalhou em televisões e produtoras de cinema e vídeo como roteirista, diretor, editor e finalizador. Teve seus filmes independentes exibidos em vários festivais e mostras nacionais e internacionais, com prêmios no Brasil e no exterior.

Foi professor de cinema e audiovisual em várias universidades e cursos livres. Atualmente é professor no curso de Cinema e Vídeo da FAP-UNESPAR e de cursos de pós-graduação. Ministra disciplinas nas áreas de cinema documentário, linguagem audiovisual e teorias do cinema. É pesquisador do grupo de pesquisa CINECRIARE – Cinema: Criação e Reflexão e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho Teoria dos Cineastas da AIM (Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento). Tem textos resultados de suas pesquisas publicados em revistas como Doc Online, Galáxia e Cognítio.

 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773209D1